Dom_Paulo_01.jpg

Misas na Colômbia

00 Paulo 04.jpg

Sagração Episcopal

Mensagem do Patriarca Paulo da ICAI:

Conceito e finalidade Constitucional, amado Clero e Fiéis da ICAI!

Povo de Deus.

Em síntese, as origens históricas e de Fé da Igreja Nacional, deram-se nas revolucionárias e idealísticas da Igreja Baiense de 1798, porém foi a partir de julho do ano de 1828 que o movimento Católico Livre teve seus registros efetuados por Padre Diogo Antônio Feijó com a Congregação para Padres casados; Estevão Rafael de Carvalho em 1835 através de um Projeto de Lei; Cônego Manoel Carlos de Amorim Corrêa, com sua inesquecível Ata de 1913, constituindo alicerce jurídico da Igreja Nacional na cidade de Itapira; Salomão Ferraz com a Ordem de Santo André em 1928 e o 1º Congresso Católico Livre em 1936, com a fundação da Igreja Católica Livre; Dom Manoel Ceia Laranjeira, em 1966 com a restauração da Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil, legítima continuadora dos movimentos mencionados que começou a ser chamada Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil, toma uma direção própria com a promulgação da primeira Constituição Canônica, como ciência jurídica dentro da Igreja. Em novembro de 2012 foi o ano escolhido para o encerramento do 7º Concílio Geral da Igreja Católica Apostólica Independente, que teve início em dezembro de 2010.

Em 1987 a Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil, com a destituição do seu Bispo Patriarca Dom Manoel Ceia Laranjeira; Com a eleição de Dom Lapércio Eudes Moreira, Patriarca da Igreja, veio a reforma dos Estatutos da Igreja, passando a ser chamada de Igreja Católica Apostólica Independente, O Patriarca Lapércius Iº não ficou muito tempo no cargo e veio a falecer no dia 07 de agosto de 1999; um mês depois do falecimento do Patriarca Lapércio, sendo no dia 07 de setembro do mesmo ano, fui eleito para o cargo de Patriarca da Igreja Católica Apostólica Independente, tomei posse de uma Igreja com sérios problemas, um clero distante, sem regra e sem compromisso, uma Igreja sem ovelhas e sem direção própria.

No dia 28 de agosto de 2000, houve a promulgação da terceira reforma Constitucional da Igreja, havíamos constituído a nova CONSTITUIÇÃO CANÔNICA da ICAI. Com o tema um novo clero uma nova Igreja, sem grandes proporções para mudanças positivas e com resultados que pudesse haver benefícios históricos na vida de um clero que fosse comprometido com a causa social e espiritual na vida do povo de Deus, 12 anos se passaram, frente a Igreja de Deus.

Em 2010, convocamos o 7º CONCILIO GERAL DA ICAI, visando que a Constituição Canônica da Igreja Católica Apostólica Independente não devessem ser uma ciência autônoma em relação à teologia, mas que as fontes teológicas, sejam fundamentadas na Bíblia e na tradição Apostólica, como fontes da nova Constituição Canônica da Igreja Católica Apostólica Independente.

Hoje pensamos em um novo Clero, uma nova Igreja, arregada de bens Espirituais, Históricos e Culturais.

De uma Igreja na sua essência constituída por obra do Espírito Santo, voltada para o cristianismo na mesma fé, esperança, caridade e amor, para um novo povo; nos sacramentos e no regime físico e eclesiástico da nova Constituição Canônica verdadeiramente na sua essencialidade, que enquanto conjunto de normas positivas regula a vida deste mesmo povo, como Igreja e como povo de Deus; de uma Igreja histórica e culturalmente rica em seus detalhes, que pensa nos bens históricos como um todo, desde os primeiros registros, trazendo a conhecimento público toda sua história, a história de uma Igreja convicta de seus fundamentos e conhecimentos culturais.

Estamos nos aproximando do ano de 2022, com a finalidade de dar uma nova cara na vida da Igreja física e dos seus fiéis, bem como na sociedade eclesial, uma primazia ao amor e ao carisma, que facilite a vida: seja na sociedade eclesial, seja na vida de cada um de seus membros.

Seminário Teológico Regente Feijó da ICAI:

Senhores Clérigos da ICAI, a própria natureza do direito eclesial ou canônico, que compreende não somente o direito eclesial, mas também o divino, dado pela própria natureza da Igreja, que tem como fonte primária o antigo patrimônio de direito contido nos livros do Antigo e do Novo Testamento, de onde emana toda a tradição jurídico-legislativa e dos movimentos institucionais aceitos pela ICAI. A Igreja, Corpo Místico de Cristo, como sacramento radical para salvação, como comunhão criada pela ação do Espírito Santo, tem a nós os Bispos, como os Guardiões da Fé Apostólica e da vida litúrgica na Igreja, devendo ser os cultivadores na alma e na ação dos fiéis e do clero. Em 2022, daremos início aos preceitos mais valiosos da vida eclesiásticas, que é a formação de novos sacerdotes para o ministério ordenado da Igreja, o curso de formação Teológica é um curso livre, ou seja, não é reconhecido pelo MEC, Porém de formação para o ministério ordenado da Igreja Católica Apostólica Independente.

Iremos através da nossa equipe de professores ensinar os senhores seminaristas com máximo de comprometimento e eficácia, como povo de Deus e como sociedade humana. Enfim, o nosso método é o de manter a Fé Católica e Apostólica, o movimento Católico Livre e seus ideais de um catolicismo autêntico, voltado para Deus, os homens e a Pátria; livre de qualquer tutela política, nacional ou estrangeira; independente para agir, tão somente em nome de Cristo e da legitima Tradição Apostólica Universal.

Fica, portanto, o meu carinho, respeito e benção para com todo o povo de Deus, Católicos Independente ou não, como diz a palavra “Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, por todos e em todos” (Efésios 4,6).

OUTUBRO DE 2021,

Cum Benedictionem in Christi, Patriarca Paulo.