Patriarca Paulo [Largura Máx 640 Altura Máx 480].jpg
20200710_120625.jpg

Fundamentação Doutrinária

A Igreja Católica Apostólica Independente:

• Crer que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu e lançou as bases da sua Igreja em seu Evangelho anunciado ao mundo e, igualmente, a edifica no íntimo das almas e na vida social dos homens que o reconhecem e o confessam como o Cristo, o Filho do Deus vivo; Que a Igreja de Cristo foi fundada organicamente na terra por seus Apóstolos e Discípulos, no dia de Pentecostes, em Jerusalém, cerca de cinquenta dias após a sua ressurreição; Respeita e louva a Virgem Maria Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e segue basicamente a doutrina católica;
  • Crer na Eucaristia e consagração do pão e do vinho; Usa batina cor preta ou branca; Reconhece os Patriarcados históricos e adota o Patriarca da Igreja Católica Apostólica Independente, como máxima autoridade deste Patriarcado do Rito Tradicional Brasiliense; Crer nos sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitencia, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio; Luta por um catolicismo autêntico, voltado para Deus, os homens e a Pátria, livre de qualquer tutela política, nacional ou estrangeira; independente para agir, tão somente em nome de Cristo e da legitima Tradição Apostólica; Tem como finalidade levantar nas almas o padrão de fé e fomentar o espírito de devoção centralizada em nosso senhor Jesus Cristo, em uma experiência espiritual progressiva, individual e socialmente positiva; Celebra as missas e os ofícios Litúrgicos a Deus, a pregação do Evangelho e a administração dos Sacramentos na língua que o povo entender; Incentiva e promove a instrução e educação das pessoas, preparando-as para o legítimo exercício da liberdade e cidadania, promove a fraternidade cristã e a solidariedade entre os homens, em ideologias inspiradas no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo; São reconhecidos como membros da Igreja Católica Apostólica Independente os clérigos e leigos em número ilimitado, residentes em qualquer parte do mundo que se proponham a aceitar sua Constituição Canônica, sua disciplina e Artigos de Fé e que professem a Fé Católica Apostólica com espírito fraternal para com todos os crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo; os que forem iniciados na vida espiritual pelo seu ministério e sacramentos, ou os que a Ela se filiar, bem como as pessoas jurídicas de Direito privado que buscarem o seu reconhecimento e jurisdição.